O trabalho de uma empresa de gestão de redes sociais
A ideia generalizada sobre a gestão de redes sociais é que se trata de colocar posts no Facebook e que qualquer pessoa o pode fazer.
“O meu sobrinho, por exemplo, está sempre à volta das internetes e até leva jeito para a coisa” é uma das frases mais habituais.
Apesar de na Triciclo sermos todos sobrinhos de alguém, somos, antes de mais, profissionais formados em comunicação e Marketing, com bastantes anos de experiência.
O trabalho que a Triciclo desenvolve na gestão de redes sociais vai muito além de planear posts, o que só por si é um factor que consome bastante tempo dentro de uma empresa:
1. Implica elaborar um plano de comunicação alinhado com a visão e estratégia da marca ou empresa;
2. Garantir respostas atempadas a todas as solicitações de clientes, ou potenciais clientes (customer care);
3. Identificar oportunidades de mercado;
4. Estar atento às últimas tendências;
5. Identificar e participar em discussões sobre a marca;
6. Desenvolver passatempos ou outras mecânicas para incrementar audiências e reforçar a ligação do consumidor com a marca;
7. Criar campanhas de publicidade digital, segmentando audiências e monitorizando continuamente os resultados e outras mais tarefas que garantem a construção de uma marca sólida e atenta ao mercado e ao consumidor.
As redes sociais deverão ser encaradas como mais um canal de comunicação e englobadas na estratégia global de comunicação da empresa.
E provavelmente não confiaria toda a comunicação da sua empresa ao seu “sobrinho”…a não ser que esse sobrinho trabalhe na Triciclo.