Planear ou não planear em gestão de redes sociais?

Planear a presença de uma marca nas redes sociais é tão complexo como planear as nossas vidas profissionais. Podemos passar o dia a planear as reuniões para a semana toda, adormecer a pensar que temos a semana absolutamente controlada e, na manhã do dia seguinte, acordamos com o telefone a tocar e o chefe a dar as más notícias: chegou um estudo sobre a satisfação dos nossos clientes e a direcção quer saber imediatamente o porquê de tão fracos resultados. Temos de desmarcar todas as reuniões, interpretar os resultados do estudo e preparar uma apresentação para amanhã. Não estávamos preparados para isto.

É simples estabelecer um paralelo com o mundo das redes sociais. Por muito tempo que tenhamos investido a planear as nossas campanhas, nunca seremos capazes de prever todos os potenciais cenários de interacção. Sem qualquer aviso prévio, os concorrentes inovam, as oportunidades surgem e os clientes zangam-se. É esta a natureza das redes sociais e do mundo dos negócios onde vivemos.

Dadas as circunstâncias, deveremos afinal investir esforços em planear a nossa presença nas redes sociais? A resposta é simples: sim! Mais do que nunca, devemos planear e estar vigilantes para termos flexibilidade e tempo de alterar o plano. Ficam aqui três ideias para planear nas redes sociais:

1. Ver e ouvir o que nos rodeia dentro e fora das redes sociais
Em que altura do ano estamos? O que andam as pessoas a dizer? O que andam os concorrentes a fazer? O que temos nós para dizer? Como o queremos dizer? Estas são questões que devem ser feitas antes de planear qualquer campanha.

2. Planear a campanha e medir o desempenho
Nas redes sociais há demasiadas oportunidades e distracções. Se não tivermos um plano, rapidamente acabaremos a ver as fotos do cruzeiro que a nossa tia-avó fez nos Fiordes. Um plano não é simplesmente programar os posts no Facebook, mas sim escolher uma linguagem, criar uma campanha integrada, imaginar cenários de interacção, definir métricas de avaliação e encontrar formas de flexibilizar o plano para aproveitar oportunidades (ou evitar crises). Periodicamente, temos de avaliar os resultados para, se necessário, afinar o plano.

3. Saber o que fazer quando algo inesperado
 acontece
Tão importante como planear é saber o que fazer quando surgem imprevistos. Quando o inesperado acontece, temos de reagir rápida e inteligentemente. Trabalhar com uma equipa experiente com papéis e responsabilidades definidas tornará o processo mais expedito e, tendencialmente, os resultados serão bons. Algumas decisões serão inevitavelmente contraditórias, por isso, é fundamental ter o apoio de um membro da direcção.

Acerca do autor

Ricardo Simões
Após quase quatro anos na Austrália, onde tirei um MBA na University Of Queensland e fiz consultoria de gestão em clientes como a Virgin Australia através da Portland Group e Infosys, regressei a Portugal com vontade de abrir uma empresa na área da gestão de redes sociais. Conto no currículo com uma passagem pela Proximity, onde trabalhei na área do marketing digital. Surfista convicto, sou capaz de fazer muitos quilómetros à procura da onda perfeita.

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