Cinco formas infalíveis de aumentar o reach no Facebook
Não há. E se realmente acreditaram que havia fórmulas mágicas para garantir que o reach aumentava, provavelmente vão ficar ainda mais chateados quando descobrirem que o Facebook voltou a cortar o reach das páginas.
Ainda não é oficial, mas parece generalizado. O reach que tinha ido para baixo dos 10%, em média, no final do ano passado, começa a dar sinais de querer ir para os 7% e há mesmo quem afirme estar a bater nos 3%.
Na Triciclo já começamos a sentir efeitos em algumas das páginas que gerimos. Não são tão drásticos como a queda que algumas agências reportam, mas não deixam de se fazer sentir.
A vantagem no nosso caso é que as páginas que gerimos no Facebook têm um reach médio de 21%. Sim, leram bem, 21%. E só num dos casos é que o reach se encontra abaixo dos 7%.
Qual é o truque? A resposta é a mesma do início, não há, mas se produzirem conteúdos de qualidade, com copys eficazes e se conseguirem compreender a vossa comunidade, também não há razão nenhuma para acharem que o novo corte do Facebook no reach das páginas é o fim do mundo. Não é.
P.S. – Uma nota final para a malta que defende a teoria de que o reach não é uma métrica importante, o que conta realmente é o engagement. Tentem ter engagement sem reach e depois digam-nos como é que correu.