A importância do apoio a clientes nas redes sociais
A esmagadora maioria das empresas que contactam a Triciclo para conhecer os nossos serviços ou pedir orçamentos estão preocupadas apenas com um aspecto: aumento das receitas. Novos clientes, mais vendas, mais retorno.
Como é óbvio, não vamos afirmar que não deve ser esta uma das principais preocupações, mas temos muitas dúvidas de que deva ser única. E vamos explicar porquê.
Comecemos pelos dados estatísticos:
– 66% dos consumidores que tiveram más experiências no Apoio a Clientes mudaram de fornecedor (Dados de 2013 da Accenture).
– 1 em cada 3 clientes prefere contactar as empresas através das redes sociais do que através de chamada telefónica (Dados de 2012 da Nielsen).
Se uma percentagem importante dos clientes prefere contactar as empresas através das redes sociais e uma percentagem ainda maior parece disposto a mudar para a concorrência caso não tenha uma boa experiência, é fácil ver a importância que o Apoio a Clientes deve ter numa gestão eficaz das redes sociais.
Em boa verdade, há várias vantagens em prestar um bom serviço de Apoio a Clientes, como o boca a boca positivo, a redução de custos ou a prevenção de crises, mas em resposta à preocupação que deu origem a este artigo, a mais importante será a capacidade de reter os actuais clientes.
Estas mudanças de paradigma demoram sempre algum tempo até se entranharem nos hábitos das empresas, mas as que partirem na frente podem começar a ganhar vantagem desde já.
Contactem-nos, não deixem os vossos clientes pendurados na rede.