Meio, fim ou gatinhos? Para que servem as redes sociais
Das últimas três vezes que escrevi para o nosso blog foi para falar de dados estáticos, números concretos sobre a presença das marcas nas redes sociais ou sobre apoio a clientes. Desta vez decidi atacar um tema mais teórico e que poderia não levantar grande discussão: as redes sociais são um meio ou um fim?
À partida, se exceptuarmos as marcas que tiram retorno directo das redes sociais, todos afirmarão convictamente que as redes sociais são um meio para atingir determinado fim. Seja ele aumentar o reconhecimento da marca, as vendas, o apoio ao cliente ou qualquer outra melhoria relacionada directamente com o negócio que praticam.
Na prática, as coisas não são bem assim. Algumas marcas trabalham a presença nas redes sociais como um fim em si mesmo.
Só isso justifica que algumas marcas não saibam quais são os objectivos que pretendem atingir com as redes sociais, para além do número de likes na página.
Só isso justifica que a preocupação principal seja o número de likes ou partilhas geradas por um post, em vez de tentar perceber qual foi o retorno que esse post gerou para a marca.
Só isso justifica que algumas marcas prefiram publicar 10 posts de gatinhos por dia no Facebook, do que 1 post a anunciar um produto ou serviço.
Dirão alguns arautos que os 10 posts de gatinhos melhoram o rating da página e que o post do produto ou serviço terá, em consequência, um resultado mais positivo. Digo eu, que não tenho nada contra gatinhos, que 1 post de gatinhos enquadrado com a marca poderá ser suficiente.
Tudo isto para vos falar de uma das minhas páginas preferidas no Facebook: La Arrolladora Banda El Limón. “Quem?” perguntam vocês. La Arrolladora Banda El Limón! (vá carreguem em cima do nome e vão parar à página deles).
A página de Facebook desta extraordinária banda mexicana (nunca ouvi) tem mais de 13 milhões de fãs e publica algo como 288 posts em média por dia. Desses posts, cerca de 250 são frases inspiracionais e têm resultados muito bons.
O problema são os outros. Os posts sobre músicas novas e concertos. Os que lhes deviam interessar. Esses apresentam resultados patéticos, quando comparados com as tais frases inspiracionais. Como se o público lhes dissesse que o que espera da La Arrolladora Banda El Limón nada tem que ver com música.
É este o problema dos 10 gatinhos por dia. Há mais de 13 milhões de pessoas no mundo que sabem quem é a La Arrolladora Banda El Limón, mas quantas delas sabem do que se trata?